Freud colaborou para o ostracismo das fantasias sexuais quando, no início do século passado, afirmou: “Uma pessoa feliz não fantasia, apenas aquelas que se encontram insatisfeitas”
13.2.08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Etiquetas: Pensamentos do Dia
6 comentários:
a verdade é q freud dedicou grande parte da sua vida e dos seus estudos a tentar desmistificar o fardo moral que a sexualidade carregava e ainda hoje carrega. tal como foucault, mais à frente no século XX, ambos tentaram dissociar o plano natural da sexualidade do plano social. creio q esta afirmação de freud se prende com a experiência de tratamento de inúmeros pacientes frustrados até ao estado patológico por não terem a capacidade de mediar em si o instinto natural com os padrões morais inculcados.
freud teve um contributo gigantesco, quiça dos maiores da história, para a clarificação dos preconceitos relativos à sexualidade humana.
assim, descontextulizada a citação do seu conjunto, parece, de facto, redutora, contudo, creio que o que se deve entender desta frase é que a pessoa sexualmente realizada não tem necessidade de projectar e guardar INTERIORMENTE desejos (as tais fantasias) que não serão certamente exequíveis. a pessoa doente (cuja fantasia se produz mt longe do nível do consciente e por esse motivo desconhece a forma de a fazer emergir e realizar - era essa aliás, a função do "sofá": induzir o aparecimento de um mundo cerrado à nossa vontade consciente) é efectivamente a pessoa insatisfeita q n soube conduzir a sua fantasia que não pelas vias subliminares da mente em vez de o fazer através do corpo.
minha querida CY,
é para mim inaceitável todo o tipo de afirmação q se profere acerca de freud a nível do senso comum. leiam primeiro (e a bibliografia científica de freud é extensa) e falem depois! aqui vos aguardo qd terminarem a vossa pesquisa. daqui a 10 anos falaremos novamente sobre freud: eu, tu e aqueles q andam a ler livros tipo "mais platão menos prozac" convencidos q uma simples frase de um cientista pendurada num texto qq
- deve ser o caso desta citação - confirme a conveniência do q se pretende demonstrar revelando em 10 palavras toda uma tese (construída por mtos anos de estudos dedicados e muitas vezes durante toda a vida) e nos guie à felicidade instantânea. tenho dito!
miranda daqui a 10 min no quarto do dubai por favor.... tou em extase contigo*
E é isto que é tão lindo de se ver nas mulheres. :)
Em situação de quezília, um homem diria:
"Vamos lá para FORA! Vou-te f* as trombas!".
Mas como neste caso se trata de uma mulher, o discurso altera ligeiramente:
"Vem cá para DENTRO! Vem-me f*..."
Perspectivas in/out...
desculpa-me CY. excedi-me...
i mean, eu sou uma pessoa excessiva!
let´s make love!
sim é verdade excedeste-te... "bute" lá fazer as pazes, tá?
;)
Enviar um comentário