20.2.08

Laura Kipnis, A COISA FEMININA

“Antes do sec. XVIII, a crença médica geral era que as mulheres tinham um pénis dentro do corpo, segundo o historiador Thomas Laqueur. Sim, durante vários anos, a visão médica aceite era que o corpo feminino tinha os mesmos orgãos que o corpo masculino, mas localizados no interior em vez do exterior. Por outras palavras, as mulheres eram homens inferiores: tinham todo o equipamento mas numa versão inferior. A vagina era um pénis invertido, os ovários eram testículos femininos, o útero era o escroto, e por aí fora. As ilustrações médicas do útero eram exactamente como um pénis virado para dentro. Depois, no final do sec. XVIII surgiu todo um novo modelo de diferenças homem/mulher. Acabou a premissa das homologias homem/mulher e surgiu uma nova e radical premissa: o homem e a mulher como opostos anatómicos.

(...)

Avancemos para o nosso tempo. Vejamos as aventuras do ascendente social «clitóris». Como podemos não ficar contentes por ele, que passou de oprimido para super-órgão, chegando mesmo a migrar do corpo da mulher para o do homem? Sim, uma das mais recentes histórias a circular é que também os homens têm clitóris. Novidades excitantes: existe um orgão sexual em forma de tubo de 12,7 cm dentro do pénis, a que os autores de The Sex You Want e alguns outros deram o nome de «clitóris masculino», uma vez que tem a mesma função de dar prazer que a versão feminina. Quer encare isto como uma lição de anatomia, ou como uma alegoria social, chamar a este tubo um clitóris, no minimo inverte a história maliciosa de que o clitóris é um pénis inferior.
Esqueçam o pénis; agora o clitóris tornou-se o padrão de ouro para todos os genitais. E, bem, se os homens têm clitóris, então talvez os homens e as mulheres sejam realmente mais parecidos do que pensávamos. Além disso, já ouviu a boa nova que diz que as mulheres também podem ejacular, tal qual um homem? É o que dizem os defensores do ponto G, que vêem esta capacidade de forma muito celebrada, um sucesso social equivalente ao fim do aquecimento global ou a encontrar a cura para o herpes.

(...)

Então...existirão ideias verdadeiras acerca das mulheres?

(...)

Mas, entretanto, obrigada pelos orgasmos fantásticos! A sério, obrigada mesmo.”

:)

1 comentário:

miranda disse...

qd for ele quem tem de se levantar e sair do quentinho ainda com as pernocas a tremer de emoção para ir à casinha "arrumar-se", então eu acredito na ejaculação feminina! vai é a pingar o chão, de certeza!!! (pois, esta parte nc nhum realizador de cinema se lembrou de filmar, pois n? a realidade n é tão romântica como no cinema nem tão teórica como nos livros, dra.kipnis.