13.5.09

o molde perfeito

.


O champagne é considerado a bebida dos amantes e da festa. Os momentos com ele celebrados pretendem-se eternos.
Dom Pierre Pérignon, o seu criador, ao provar a sua descoberta, terá dito: “Estou bebendo estrelas”.
Já Napoleão Bonaparte, em homenagem a esta bebida diria a célebre frase:
"Na vitória, o mereço; na derrota, o necessito".
Paulina Bonaparte, a bela e frívola irmã de Napoleão, ensinava: "Morango e champagne são complemento ideal, no ritual de sedução".


Há uns tempos atrás, li que as taças de champanhe eram desenhadas nos moldes dos seios femininos da Maria Antonieta – a taça coupe: aquela larga, de pouca profundidade.
Resolvi, por curiosidade, pesquisar um pouco mais e fiquei a saber que será incerta essa origem do molde das taças. São várias as lendas acerca da sua criação.

A primeira lenda diz que foram os seios de Helena de Tróia que serviram de modelo. Plínio, um autor romano, contou a história sobre uma taça de bronze que teria sido moldada a partir dos seios de Helena. O original dessa taça era guardado num tempo da ilha de Rhodes.

Na Idade Média, Henrique II da França, teria ordenado que se fizessem taças a partir dos seios de sua amante, Diane de Poitiers. Seios "semelhantes a maçãs".
Acontece que, tanto no tempo de Helena como no de Diane, o vinho espumante ainda não havia sido criado - o que só irá acontecer no século XVII. No entanto, as taças poderiam ter servido para o vinho parado.

As taças criadas a partir do seio esquerdo de Maria Antonieta, originalmente em porcelana, destinadas ao consumo de leite, continuam a ser feitas até hoje pela fábrica de Sèvres. São as famosas "jattes tétons" ("tigela de mamas").

Convidado a desenhar uma taça, para uma edição especial do Dom Pérignon, Lagerfeld (inspirado na taça supostamente moldada na volumosa e cobiçada anatomia de Maria Antonieta) criou uma taça no formato do seio de Claudia Schiffer- taça essa que faz parte do pacote Dom Pérignon Oenothèque vendido a 3.150 dólares.

Resta-nos, agora, saber quem terá servido de molde para o contemporâneo design das taças de champagne: as taças-flute…


...À vossa!