20.10.09

the milky way

adoro a mitologia.
.

Acredita-se que foi Hera, esposa de Zeus, quem deu origem à Via Láctea.

Zeus, como todos estamos cansados de saber, não era, propriamente, aquele ideal de esposo fiel. Numa das suas numerosas aventuras, Zeus fez-se passar pelo marido ausente de Alcmena, uma mortal de quem ele gostava, passando uma noite de amor com ela. Noite essa que durou mais que o habitual, pois ele ordenara ao sol que se demorasse mais tempo a surgir no horizonte.
Regressado o verdadeiro marido, Alcmena teve uma outra noite de amor. Desta vez, com o esposo real.

Após estas noites loucas, Alcmena engravidou. E, assim, nasceu Hércules. Ele foi, desde o seu início, o favorito de Zeus. Hera, não podendo suportar a ideia do filho favorito de Zeus ter sido concebido por outra mulher, respondeu com raiva e ciúme. Assim, a deusa decidiu complicar o nascimento de Hércules, que permaneceu 10 meses no ventre. Quando Hércules tinha oito meses, Hera enviou duas serpentes para matá-lo, mas o rapaz já se sabia defender sem problemas. Foi ela, também, a responsável pelos Doze Trabalhos, que o herói teve que suportar.

No entanto, havia uma condição para Hércules se tornar imortal: só mamando o leite dos seios de Hera. O que, obviamente, não iria ocorrer com o consentimento da mesma.

A partir daqui, existem duas versões da história.

Numa delas, acredita-se que Hermes, o mensageiro dos deuses, colocou o menino no peito de Hera, enquanto ela dormia, para mamar do seu leite divino. Quando Hera acordou e viu Hércules, retirou-o abruptamente do seu peito, derramando leite e espalhando-o por todo o mundo, formando, assim, a Via Láctea.

A outra versão diz que Hera estava com Atenas, caminhando no campo, quando viram a criança repousando sobre a erva. Atenas persuadiu Hera de o amamentar, dizendo que ele era muito bonito. Hera concordou e colocou-o ao peito. Mas Hércules sugou o leite com tal violência que feriu a deusa. Hera afastou-o vigorosamente, e o leite jorrou e fluiu até originar a Via Láctea.
(pesquisa net)
.

Sem comentários: